Características dos sistemas de carga e descarga

O Terminal da Stolthaven é uma instalação de apoio especializada no recebimento, armazenagem e expedição de produtos líquidos diversos.

As instalações contemplam além dos tanques para armazenagem, plataformas para as operações de carregamento e descarga de navios e caminhões-tanque, incluindo uma variedade de serviços adicionais, como limpezas de tanques e linhas, entre outros, possibilitando a mudança de modal de transporte, garantindo a transferência de produtos entre produtores e a entrega direta aos distribuidores. Também estão inclusas todas as tubulações envolvidas no processo desde o Píer de atracação dos navios e demais tubulações internas do Terminal entre outros sistemas auxiliares de utilidades.

 

TANQUES DE ARMAZENAMENTO

A Stolthaven contempla três áreas operacionais (Áreas I, II e III), possuindo 89 tanques, com capacidade total de estocagem de 133.725 m³.

Todos os tanques das Áreas I, II e III têm capacidade de operar com sistema de inertização com nitrogênio e os respiros/venteios dos mesmos podem ser direcionados ao sistema fixo de controle de emissões fugitivas / poluição do ar pertinente, de acordo com as características dos produtos armazenados e movimentados atendendo aos enquadramentos estabelecidos no PACEA (Plano de Aprimoramento e Controle de Emissões Atmosféricas) que tem por objetivo controlar as emissões atmosféricas / fugitivas e atuam diretamente na eliminação ou minimização dos riscos associados às atividades de armazenamento e movimentação de produtos líquidos perigosos.

 

SISTEMA DE INERTIZAÇÃO

Todos os tanques das Áreas I, II e III são equipados com válvulas de inertização para obtenção de uma atmosfera inerte, quando requerido, evitando os riscos de explosão e a entrada de umidade.

 

PLATAFORMAS DE CARGA E DESCARGA

No Terminal da Stolthaven existem três Plataformas de Carregamento e Descarga de Caminhões onde são operados produtos inflamáveis e não infamáveis, sendo uma plataforma em cada Área, cada uma com 10 baias para carga e descarga de caminhões tanque totalizando 30 posições para caminhões tanques e possuindo bombas e outros equipamentos para a movimentação dos produtos.

 

PIER

A Stolthaven utiliza 3 berços para atracação no Pier da Alemoa, nos quais ocorrem as atracações e operações com navios, através das tomadas do sistema de linhas de cais. A interligação das tubulações no “manifold” da Stolthaven em cada berço com o “manifold” no navio é efetuada por intermédio de mangotes flexíveis.

O Píer da Alemoa é pertencente e gerenciado pela CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo). A Stolthaven comtempla ligação Direta aos Píers da Alemoa através de 8 linhas em Aço Inox e 1 em Aço Carbono.

 

TUBULAÇÕES, BOMBAS E ÁREAS DE MANOBRAS

O terminal comtempla  Área de Manobras (Área de Pig), bombas e tubulações que permitem ótima flexibilidade. Através destes locais é possível a interligação de todas as tubulações, tanto para transferências internas quanto para operações com o Pier.